5 Livros para melhorar sua visão de finanças

Clique na figura para acessar o livro na Amazon e ler uma demonstração:

Everybody Lies; Big data, new data and what internet can tell us about who we really are – Stephens-davidowitz
O livro é super atual. Publicado neste ano, traz inúmeros exemplos sobre o comportamento humano, desconhecidos até aqui, e bastante surpreendentes. O autor, um economista que estudou em Harvard, e trabalhou por algum tempo no Google, usa bases de dados até há pouco indisponíveis, e aborda temas diversos. Exemplos? Comportamento racista, terrorismo, sexo, publicidade, entre outros. Enfim: Seth afirma que é da natureza humana mentir. E daí? Bem, para os economistas, isto é fundamental. Pessoas reagem a incentivos, e conhecer as reações aos incentivos se torna essencial. Aquilo que buscamos na internet, por exemplo, releva mais do que se imagina a princípio. Afinal, sozinhos, frente à tela do computador, somos mais verdadeiros, nós mesmos. Bem-humorado, o livro de Seth traz à tona a dificuldade em fazer previsões, e incorporar o comportamento humano nos “modelos”. Ainda mais difícil é defender a racionalidade das pessoas. Ainda não terminei de ler, mas recomendo, sem dúvidas. Em breve, deve sair uma tradução ao português.






A jogada do século – Michael Lewis
Lançado em 2010 nos EUA e em 2011 no Brasil, a obra de Lewis, que logo entrou para a lista de best-sellers do New York Times, é uma narrativa instigante sobre o colapso financeiro de 2008. O autor constrói uma crônica muito bem articulada através de personagens reais, diretamente envolvidos na crise iniciada dentro do mercado subprime nos EUA. Ele é capaz de contar essa história vivida por tantas pessoas, a partir de um novo ângulo, prendendo a atenção do leitor. É uma leitura que recomendo para qualquer um que tenha interesse em entender a maior crise do mercado financeiro, entendendo, ou não, o que é um “CDS”.











Rápido e Devagar; Duas formas de pensar – Daniel Kahneman
Você acha que no Brasil há mais casos de adultério envolvendo médicos ou políticos? Aposto que você rapidamente respondeu a segunda opção, graças aos estereótipos profissionais que conhecemos, sem considerar dados estatísticos importantes, como o fato de termos muito mais médicos do que pessoas ocupando cargos políticos em nosso país. Esse é só um exemplo das “pegadinhas” do nosso cérebro, que Daniel Kahneman explica em “Rápido e Devagar: Duas formas de pensar”, e que estão presentes em nossos processos de tomada de decisão, incluindo aqueles relacionados a dinheiro. Ganhador do Nobel de Economia em 2002 é fácil descobrir porque o autor foi premiado pelo livro. Com linguagem simples e muitos exemplos, Kahneman desconstrói página após página a ideia de que somos racionais quando pensamos em nossas finanças e assim, coloca em nossas mãos informações que nos ajudam a fazer escolhas melhores e a entender um pouco mais como funciona nosso cérebro, é claro.





A riqueza da nação no século XXI – Bernardo, O Guimarães.
No clima de Fla-Flu de debates político e econômico ainda há quem seja pragmático e olhe para os resultados independente de qual grupo aquela política tenha vindo. É o caso de Bernardo Guimarães, professor de EESP/FGV. Em seu livro “A Riqueza da Nação do Século XXI” ele sai da visão dicotômica de luta de classes. Bernardo procura explicar em sua obra “o que traz prosperidade ao país como um todo”, assim como faz a obra “A Riqueza das Nações”, de Adam Smith, título e obra no qual Bernardo se inspirou. Aborda questões como: a lei do conteúdo nacional, a política de campeões nacionais do BNDES e como são determinados os salários de uma economia. Leitura obrigatória para quem quiser sair do senso comum da mídia tradicional.





O andar do bêbado: como o acaso determina nossas vidas – Leonard Mlodinow
Recomendaria este livro (e de fato assim o faço) não apenas a economistas, matemáticos ou qualquer outro profissional com noções de estatística. Como Mlodinow bem coloca já no início de sua obra e demonstra magistralmente ao longo de todo o livro, o ser humano não está preparado para lidar com o acaso. Na verdade, os eventos aleatórios, apesar de determinantes em todas as esferas de nossas vidas, geralmente são mal interpretados por uma grande parcela da população e mesmo de profissionais entendidos do tema. Com exemplos que vão desde casos clássicos de Hollywood e do mundo esportivo até aplicações no direito e no mercado financeiro, o livro aborda conceitos de probabilidade e estatística de uma maneira leve, mesclando com trechos da história da matemática, e instigando mesmo os já familiarizados com o tema.