O número de investidores cadastrados no programa Tesouro Direto aumentou 24,9% entre abril de 2014 e abril de 2015, segundo dados do Tesouro Nacional. No quarto mês do ano passado, 396.919 investidores estavam cadastrados no programa. Já em abril deste ano, o número era de 495.775 investidores. Já o número de investidores ativos atingiu 150.225, uma variação de 40,4% nos últimos doze meses.
O crescimento número de investidores pode ser atribuído a fatores como o aumento da taxa básica de juros (Selic), que favorece as aplicações de renda fixa, e também às mudanças realizadas recentemente no programa. Entre as principais novidades estão os nomes dos títulos negociados, que ficaram mais intuitivos para os investidores.
Além disso, as recompras de títulos feitas pelo Tesouro Nacional, que antes aconteciam apenas às quartas-feiras, passaram a ser diárias. Com isso, o investidor tem a vantagem de conseguir vender seus títulos sempre que precisar, pelo valor de mercado do dia. A venda pode ser feita todos os dias úteis, a partir das 18 horas, até as 5 horas da manhã. A transação será processada no dia útil seguinte à ordem de venda, quando os recursos serão repassados para a instituição financeira em que você opera.
O mínimo para aplicação no Tesouro Direto também mudou, beneficiando os pequenos investidores. Agora é possível comprar 1% de cada título, desde que o valor não seja inferior a R$ 30. Antes das mudanças, a fração mínima era de 10% do título.
Por aqui sempre recomendamos investir em conhecimento, não ficar de fora das oportunidades mas tambem tendo conhecimento para se sentir seguro em relação ao produto. Esse conhecimento está disponivel em dois formatos:
Para Tablet (Android):
Ou pela Web (navegador internet):