Mais 5 Livros para melhorar sua visão de finanças

Clique sobre a imagem a frente do livro para ler uma demonstração: 


CRASH – Uma breve história da economia: Da Grécia Antiga ao Século XXI – Alexandre Versignassi
Em um livro envolvente e de fácil leitura, Alexandre Versignassi nos conta a história do dinheiro, desde a época de puro escambo / trocas, seguido da aceitação de certas mercadorias como moeda de troca (sal e cigarros), o padrão-ouro, chegando finalmente a moeda escritural, na qual a nota que você tem na carteira não está lastreada em nenhum metal precioso ou mercadoria, e sim, em última instância, na confiança da própria robustez da economia do país emissor.
O autor volta até a Grécia Antiga e evolui no tempo mostrando a tara dos governos por uma conhecida forma de financiamento: a impressão de moeda e a sua consequência nefasta, a inflação. Os governos brasileiros eram campeões no uso da impressora. A hiperinflação de década de 80 e começo de 90 não caiu do céu. E mostra como as crises especulativas tem muito a ver com a abundância de dinheiro circulando e com uma considerável irracionalidade dos investidores, como nos casos da febre das Tulipas na Holanda no Século XVII ou na farra das ferrovias na Inglaterra, já no Século XIX. Qualquer semelhança com a situação atual com a bolsa americana em máximas históricas pode não ser mera coincidência.




Trópicos Utópicos – Eduardo Giannetti
Uma espécie de apanhado de divagações do cientista social e economista, o livro trata desde questões de cunho histórico-filosófico como a proximidade de política e religião ao longo dos séculos, quanto de tecnicalidades do debate econômico atual como padrões de desenvolvimento e sustentabilidade. De leitura leve apesar da densidade dos assuntos, o livro traz um olhar diferente ao indagar o que devemos desejar e esperar do Brasil como economia e país de incrível multiplicidade étnica e cultural.













A Ascensão do Dinheiro: A História Financeira do Mundo – Niall Ferguson
Professor de Harvard, o influente historiador Niall Ferguson traça em A Ascensão do Dinheiro um abrangente panorama da evolução do dinheiro e do crédito. A tese central é de que não poderia ter havido desenvolvimento econômico sem o surgimento de meios de troca e a progressiva sofisticação dos sistemas financeiros.
Ferguson começa sua instigante argumentação explicando como a moeda apareceu na Mesopotâmia e então avança pela história da civilização, passando pela Florença dos Medici, pela primeira Bolsa de Valores, em Amsterdã, pela exploração do ouro nas Américas e por outros inúmeros pontos-chave na trajetória da economia financeira, até chegar à crise de 2008. No caminho, versa sobre a carreira de figuras centrais como Mayer Rothschild, John Law e George Soros. A leitura é agradável, mas requer familiaridade com conceitos básicos de macroeconomia ou pode servir de poderoso incentivo para aquisição destes conhecimentos.



As Leis Secretas da Economia, Revisitando Roberto Campos e as Leias de Kafta – Gustavo Franco
O livro é um convite à visão de mundo do mais jovem presidente do Banco Central da nossa história, Gustavo Franco. Dotado de seu humor, ironia e genialidade usuais, o livro trata de todas as “leis” que o economista julga necessárias para o entendimento do nosso país tropical, passando por conceitos de macroeconomia, papel do banco central, questões sobre mercado financeiro, finanças públicas e política.
A obra é uma homenagem aos saudosos Roberto Campos e Alexandre Kafka, dois grandes expoentes do pensamento econômico brasileiro, e busca resgatar a visão liberal defendida em uma época em que o Brasil estava em formação. Franco aborda a nossa falta de racionalidade econômica, o peso do Estado no Brasil e as inúmeras jabuticabas dão conta de explicar uma série de questões “exóticas” que vemos por aqui. Um prato cheio para jovens estudantes e interessados no assunto.




Quando Roubar um Banco – Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner
Dos mesmos autores da saga Freakonomics, o livro apresenta diversas histórias de como a vida real acaba tendo mais sentido econômico do que imaginamos. Uma leitura leve, que demanda um breve conhecimento de economia para compreender mais a fundo os conceitos apresentados, mas agrada mesmo quem não dispõe deste background. São levantados debates de diversas naturezas, como o porquê de comissários de bordo não aceitarem gorjetas, a melhor forma para reduzir os homicídios por armas de fogo, ou sobre os tópicos que as pessoas mais mentem. Embora nem todos os temas tenham conclusões encaminhadas, a grande mensagem do livro é que a ótica econômica pode visualizar mais situações do que imaginamos.


Fonte: Guide