Artigo - A melhor forma de obter autodisciplina



Com certeza você já ouviu conselhos como “se você não tem disciplina, não tem êxito”, “o segredo do triunfo é não ter preguiça e acordar às 5h da manhã” ou “pessoas bem-sucedidas praticam esportes todos os dias”. Hoje, existe uma infinidade de discursos prontos com a fórmula do sucesso nos incentivando a agir como robôs para conquistar a autodisciplina. A verdade, no entanto, é que para obtê-la é preciso conhecer a si mesmo e entender as melhores tarefas são aquelas que você é capaz de realizar.

Se você não consegue acordar às 5h, acorde às 8h. Se você não gosta de ir à academia, faça yoga, meditação ou qualquer outra coisa. O grande problema das pessoas tem sido o esforço excessivo que elas fazem para se adaptar a uma realidade da qual não gostam. A famosa expressão “no pain, no gain” (“sem dor, sem ganho”) dos americanos é uma grande besteira.

Eu, por exemplo, construí o hábito de reservar 15 minutos das minhas manhãs para fazer algum curso, ler ou aprender alguma coisa online. Lembro que, no princípio, um importante empresário me disse que eu precisava destinar pelo menos uma hora para isso. Ele é um homem respeitável e eu reconheço a importância do aprendizado; mas, para mim, aquilo não funcionava. Faço do jeito que dá certo para mim.

Não se comporte como um robô. Entenda quais são as coisas que te levam ao ganho sem precisar, necessariamente, “sentir dor”. Adapte as tarefas às suas preferências, habilidades e possibilidades. Uma dica para isso: quando escolher uma atividade, execute-a por pelo menos 30 dias para entender se você vai se adaptar a ela ou não. Quando você diz que pretende destinar um tempo para leitura diária, por exemplo, fica bastante motivado nos 5 primeiros dias, mas depois a tarefa “perde a graça” e você começa a pensar em desistir. E se você supera a “fase da desistência”, a atividade em questão passa a parecer mais leve, mais natural. Essa é, sem dúvida, a melhor forma de exercitar a autodisciplina.

Administre seu tempo para usá-lo da forma que for melhor para você. Ande mais e corra menos. Quem corre muito não aproveita a vida e não consegue organizar seu tempo de forma inteligente.


Fonte: portal Adm