Artigo - 10 dicas para melhorar seus estudos



1. Diminua a quantidade de itens na sua lista de estudo: ter 15 ou 20 itens na sua lista aumenta suas chances de se perder no meio do caminho e cumprir poucos pontos. Priorize de três a cinco itens principais e foque suas energias neles.

2. Mude o design: mude o hábito de fazer listas de estudo em formatos tradicionais e lineares. Experimente, por exemplo, colocar a matéria mais importante em um círculo central, rodeado por círculos menores, que representem as outras matérias com peso menor na prova.

3. Diminua o seu tempo: pronto, sua lista está pronta. Agora, você está pensando em como e quando começar . Desafie-se. Coloque, por exemplo, o horário do meio-dia para terminar ao menos os principais itens de sua lista de estudo.

4. Fuja do peso morto: se ao fazer simulados você constatar que alguma matéria você não consegue melhorar mesmo estudando bastante, verifique o peso dessa matéria na prova. Caso o peso dessa matéria seja menor, foque em melhorar os pontos em que você tem maior ganho quando estuda mais. Ideia é se afastar do trecho que mais te desanima a estudar. 

5. Envolva os outros: pare de tentar fazer tudo sozinho! Vai encontrar muita ajuda em grupos de redes sociais ou materiais em vídeo. Alem de ajuda com resumo de material, procure amigos que possam lhe cobrar o andamento dos estudos ou metas de sua lista de estudo.

6. Acredite em si mesmo: nós somos humanos e não máquinas. Se você está se sentindo cansado e improdutivo, procure um lugar para caminhar ou troque o lugar onde está sentado. Acredite em si mesmo e acredite no retorno total de sua produtividade após dar a si mesmo um tempinho de descanso. Esqueça aquela imagem de madrugadas em claro, já foi mais do que comprovado que quem não dorme bem não consegue evoluir nos estudos. 

7. Inspire-se em ideias dos famosos: sua produtividade pode decolar se você promover algumas mudanças súbitas e adotar diferentes hábitos. Tente alguma dessas rápidas ideias de figuras ilustres: o escritor Ernest Hemingway era mais produtivo quando escrevia ficando de pé, enquanto Woody Allen encontra sua produtividade e criatividade após tomar vários banhos por dia.

8. Continue aprendendo: quanto mais experiências você tiver e mais você aprender, melhores serão o seu raciocínio e sua criatividade para buscar a solução de um problema. Por isso um bom caminho para treinar seus conhecimento é ensinar outras pessoas, seja pessoalmente ou em grupos de redes sociais (crie um se for o caso).

9. Use a regra dos cinco minutos: se você não está conseguindo ser produtivo porque está tendo problemas em se manter focado, desafie-se a trabalhar em algo por cinco minutos. Dê o melhor de si nesse período. Você ficará surpreso com o que você conseguirá fazer em 300 segundos. As vezes o difícil é começar, no dia seguinte tente aumentar o foco inicial para 6 minutos.

10. Pare com interrupções: você pode melhorar sua produtividade ficando longe de distrações. Feche o seu e-mail, não cheque as redes sociais e desative as notificações do seu celular. Desconectar-se por um tempo pode ajudar muito na realização de suas tarefas. Quando trocamos de 'assunto' em nossa mente, a retomada no assunto anterior pode levar até 20 minutos. Os estudiosos chamam isso de 'troca de contexto', evite essa troca já combinando com voce mesmo a parada para comer e ir ao banheiro ou mesmo checar e-mails após algumas horas de estudos. Pesquise sobre o 'método pomodoro', resumidamente você se programa passar um tempo concentrado e se dá uma recompensa a cada dois ou três ciclos de estudo.